O amortecedor de um carro tem 3 funções básicas distintas que são manter o contato dos pneus com a estrada; controlar os movimentos de abertura e fechamento das molas; proporcionar conforto, estabilidade e segurança ao veículo. O cumprimento destas funções básicas permitem alcançar vantagens significativas, nomeadamente a nível da segurança automóvel.

Afinal passar por buracos e irregularidades na pista quando dirigimos é algo quase inevitável. Mas o comportamento do carro depende diretamente dos amortecedores.

Esses componentes do sistema de suspensão do veículo são essenciais para uma direção suave e confortável, mesmo em rodovias mais irregulares. Mas você saberia dizer qual o ideal para o seu carro?

Para começar a entender primeiro vamos descobrir quais tipos de amortecedores existem no mercado.

Amortecedores hidráulicos

Presentes em grande parte dos veículos de passeio, os amortecedores hidráulicos consistem em um sistema formado por óleo lubrificante e ar. Cada substância fica em um reservatório específico dentro do pistão, proporcionando uma eficiente capacidade de amortecimento.

Sua conservação, no entanto, depende diretamente de alguns cuidados que devem ser observados pelo motorista. O uso intenso do sistema de suspensão pode fazer o óleo se misturar com o ar, ocasionando bolhas e reduzindo a eficácia dos amortecedores. Sendo assim, essa condição também aumenta a corrosão da peça, diminuindo sua vida útil.

A composição simplificada faz do amortecedor hidráulico a opção mais acessível e comum, sendo indicado para diversos tipos de uso.

Amortecedores a gás

Na fabricação dos amortecedores a gás, o ar é substituído por nitrogênio pressurizado. Essa substância trabalha em conjunto com o óleo lubrificante para aumentar o desempenho e a durabilidade do componente.

Suas principais características são: maior resistência aos movimentos, aderência à pista e estabilidade na direção. Outra vantagem é que não ocorrem reações entre o óleo e o nitrogênio, e isso mantém a atuação do amortecedor a gás sempre uniforme, independentemente das condições de uso.

Além disso, a ausência de oxigênio também ajuda a aumentar a vida útil dos componentes internos, já que não há risco de oxidação.

Amortecedores eletrônicos

Desenvolvidos com alta tecnologia, os amortecedores eletrônicos estão presentes em diversos modelos de luxo no mercado. Eles funcionam por meio de um sistema de comandos eletrônicos adaptados ao funcionamento de acordo com as condições que o veículo é submetido.

O sistema controla os amortecedores de cada uma das rodas de maneira individual, mantendo contato uniforme com o solo mesmo em curvas ou variações bruscas de direção. Os comandos são enviados em poucos milissegundos, regulando a quantidade de amortecimento necessária para que o veículo permaneça sempre estável.

Graças às suas configurações predefinidas, os amortecedores eletrônicos se ajustam a diferentes tipos de uso, promovendo o amortecimento ideal de maneira automática em diversas situações. Assim, tudo isso resulta em muito mais conforto e segurança ao dirigir.

Também chamados de sistema de suspensão ativa, eles exigem energia do veículo e são voltados para utilitários, SUVs e veículos de carga. Porém, essa também é a opção mais cara na hora de fazer a manutenção.

E se quiser saber mais sobre o amortecedor ideal para o seu carro é entrar em contato com a Nave Retífica.
Av. Governador Leonel de Moura Brizola, lote 18, Quadra 22 – Vila Rosário – CEP 25010-003
Duque de Caxias | Rio de Janeiro | RJ
horário de atendimento segunda a sexta, das 08h às 18h e aos sábados das 09h às 15h.
Cels.: (21) 96415-4828
navesuspensao06@gmail.com

Categorias: Sem categoria

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Quero saber mais!
Como posso te ajudar?